28 de maio de 2012

NINGUEM QUE TE FAÇA SOFRER MERECE SUAS LÁGRIMAS


No quesito sentimental, na maior parte da minha vida eu procurei ser o mais desapegado possível. Na verdade, na maioria das vezes eu era desapegado sem nem perceber, era o meu jeito.
A grande verdade de todas era que eu tinha medo de relacionamentos, não importando o grau. Cresci em um ambiente hostil para tal e procurei nunca depender de ninguém em sentido algum.
Mas como nada humano dura para sempre, em algum momento no final da minha adolescência comecei a perceber que viveria sozinho para sempre se não me livrasse desse desapego. A idéia de não conseguir manter relações estáveis e ter um futuro duvidoso em relação a ter uma familia começou a me preocupar. Porque eu simplesmente não estava nem perto de gostar das pessoas, para falar bem a verdade, eu odiava quase todas. Isso quando eu não era indiferente. Era o sentimento mais proximo de compaixão que eu conseguia sentir.
Evidentemente no caminho dos relacionamentos seguimos com tropeços e quedas. Em uma dessas quedas, eu tinha me decepcionado com um namoro que aconteceu da seguinte forma:

Eu não queria namorar, não queria nem "ficar" com alguém, mas certa garota muito bonita infernizou minha vida dizendo que estava apaixonada e que nunca seria feliz sem estar comigo. Eu pedia desculpas, falava que aquilo não era possível e que cada um deveria seguir a própria vida. Ela chorava no telefone implorando para que nos víssemos.
Criei a partir daquela época um "defeito" que é não suportar ver/ouvir mulher chorar.

Enfim, ela conseguiu o que queria: um encontro. E ela escolheu um lugar bastante incomum, mas que para mim era muito interessante - uma convenção de tatuagens na Barra Funda. O convite foi interessante porque acreditem ou não, eu mal conhecia a garota; e achava que valia a pena ao menos ter o prazer de conhece-la melhor.
Resumindo um pouco a história, embora essa garota tivesse me prometido que seria apenas um encontro para nos conhecer, ver a convenção e etc; ela não cumpriu com a palavra e fez de tudo para que pudesse roubar um beijo meu. Eu tinha vontade de beija-la, mas definitivamente não estava pronto para criar algum vínculo emocional do jeito que ela ansiava. Eu temia até mesmo por ela, que poderia sair magoada dessa história.
Então ela usou a arma que ela manejava com maestria: começou a chorar dizendo que estava apaixonada e que precisava de mim ao lado dela. Ela estava irredutivelmente abalada; e naquele momento, no meio de um monte de gente olhando, eu não sabia mais o que fazer.
Resultado: acabei por dar um beijo nela com a intenção de acalmá-la.

Depois desse dia tentei evitá-la da forma que pude, mas não teve jeito, a garota conseguiu me conquistar aos poucos e acabei me apaixonando por ela também.

Meses vão, meses vem, o namoro terminou de uma forma que eu nem imaginava: a garota simplesmente cansou de mim depois de algum tempo. Fiquei inconsolável. Passei dias chorando e demorei um bom tempo para conseguir parar de pensar nela.

Mas se teve algo que realmente me ajudou nesses momentos chorosos e superar essa crise emocional foi a frase de um amigo muito importante da época que também chorou ao ver meu sofrimento:

"Nenhuma pessoa que nos faça sofrer merece as nossas lágrimas."

Aquela frase tampou quase que perfeitamente o buraco que sentia naquele coração 0 km. Para minha surpresa, logo em seguida ele ainda disse outra frase amigável que complementou e muito a outra:

"Se precisar de alguma coisa; eu não vou te criticar, eu não vou comentar, eu não te dizer o que fazer, eu vou simplesmente estar aqui do seu lado."

A ação daquele amigo fez com que eu entendesse muito melhor os relacionamentos e comecei a entender que relacionamentos vem e vão, mas dificilmente eles vem em vão. O importante mesmo é ter amigos que saibam quem você é e do que você precisa.
E acima de tudo dar valor a nós mesmos e lembrar sempre que ninguém que nos faça sofrer merece nossas lágrimas.


- Vinicius Neves

25 de maio de 2012

A MÁSCARA DO LOBO


Hoje em dia a pele de cordeiro evoluiu, agora podemos ver a camuflagem dos lobos desde marcas de grife, paletó e gravata até mesmo em um sorriso amigável, um abraço, uma pessoa preocupada.
Sei que é de senso comum saber disso, mas não custa nada reforçar que lobos sempre existiram entre os cordeiros.

Para que os lobos se infiltram no meio dos cordeiros? Hoje em dia o interesse pelo próprio enriquecimento é uma grande venda nos olhos e sentimentos das pessoas, sendo assim elas se infiltram em grupos organizados (ou às vezes nem tanto) para ganhar satisfação financeira ou até mesmo conseguir aquela inflada de ego.

Ninguém está a salvo desse tipo de pessoa em nossos grupos sociais. Às vezes a pessoa é um lobo e ela mesmo não sabe.
Uma coisa é certa: uma boa árvore se conhece pelos frutos. O lobo não trás evolução para os outros - busca sempre que ele saia como o maior beneficiado, puxa o reconhecimento da conquistas dos outros para si. Até demonstra ajudar os outros - mas deixando bem claro para todos que foi ELE quem ajudou. No final das contas, na hora de passar a régua, o saldo positivo fica só com ele e os outros que são "ajudados" acabam sendo apagados, e geralmente não crescem muita coisa. Quando seus planos falham, fazem de tudo para culpar alguém - geralmente uma pessoa próxima - pois é mais fácil passar a culpa do que assumi-la.

Vamos analisar a simbologia que é usar o termo "lobo em pele de cordeiro":
Lobos geralmente se alimentam de cordeiros, ovelhas e animais mais indefesos.
Cordeiros sempre significaram pureza e inocência.
Lobos sempre significaram astúcia e ferocidade.
Então é evidente que um lobo com pele de cordeiro não teria outra função a não ser se alimentar secretamente dos pobres animaizinhos sem que eles desconfiem que entre eles há um falsário, um enganador, um manipulador.

A máscara do lobo parece impossível de ser retirada, impossível de cair. Mas ele é tão confiante em si mesmo, acredita ser tão auto-suficiente que com o tempo vai deixando pistas de sua presença. E a verdade nunca fica oculta por muito tempo. Impossível mesmo é alguém sair despercebido estando com objetivos diferentes e próprios entre pessoas que tem objetivos em comum.

Mas nenhum erro do lobo é maior que o próprio ego inflado, crendo que nunca ninguém irá notá-lo, que sua inteligência sobressai de todos os outros. Porque é fácil acreditar nisso enquanto se esconde na escuridão por trás de máscaras, mentiras e manipulações entre cordeiros que não tem ou nunca tiveram maldade no coração.
É aí que entra outro personagem: a ovelha negra. E quando uso esse termo, falo daquela pessoa que já teve seus erros, suas falhas, seus problemas e etc. Esses tipos de vivências nunca serão apagadas de sua história, mas nem por isso ela deixa de ser ovelha também.

O erro do lobo mau é ignorar a malandragem da ovelha negra.

A ovelha negra - diferente dos cordeiros e ovelhas comuns - já teve maldade no coração e vê todas as situações de um ângulo diferente e talvez até único.
Em suas mãos, o lobo pode acabar se tornando um vira-latas sarnento; porque diferente dele, a ovelha negra não confia plenamente nos seus atributos, ele sabe que é falho, que não está acima de nenhum outro, e sabe até onde o coração dos perversos pode levá-los. Então é sempre precavido e desconfiado.

Sem contar também que todo bom pastor reconhece suas ovelhas.

Mas no final das contas a única coisa que acaba prevalecendo sobre tudo isso é a vontade de Deus. Ele não tolera mentira. Por isso essa não consegue se esconder por muito tempo.

O caminho da vida é longo e cheio de tropeços. Convenhamos que não é o lugar mais adequado para a mentira: todos sabem que ela tem perna curta.


- Vinicius Neves

24 de maio de 2012

BEIJA-FLORES INVADEM NOSSAS JANELAS


O céu branco vem trazer mensagens de um dia frio
Esquecendo que por entre as árvores que dão sombra ao íntimo
O segredo da amargura que se esconde em cada pingo gelado
A estrutura que é ser um ser único

Ao percorrer as ruas tão sem graça de verdades
Ao sentir o peito aquecer com as mentiras que nos assolam
Me pergunto se algum dia tudo isso não irá se transformar
Me pergunto se alguma transformação irá ser tudo em algum dia

Os olhos das pessoas ao meu redor queimam a cada nova descoberta
Essas descobertas nos deixam cegos para que paremos de ver tudo o que nos impede de enxergar
Os beija-flores invadem nossas vidas pelas janelas que deixamos abertas
A natureza selvagem e ao mesmo tempo doce se mesclam em um voo sem destino

Os ratos das piscinas agora andam pelas nossas salas, já estão íntimos de nossos ínfimos
Deus, traga sobre nós justiça e redenção para nos livrarmos de toda corrupção de alma e de espirito que se alojam por dentro de nossas veias como uma droga que insistimos em nos viciar

O Senhor é o único capaz de nos livrar do que guardamos e do que exalamos
Nos transforme, nos molde, nos mude
Liberte esses beija-flores da prisão que é se privar do néctar de Sua presença
Antes que quebrem seus bicos em alguma parede de frieza e morram sem poder se alimentar de Ti.


- Vinicius Neves

10 de maio de 2012

CORAÇÃO RASGADO NO MEIO


Se há quem queira saber da verdade
Verdade que aparece a cada traço de saudade
Saudade essa que vem a cada lembrança
Lembrança essa que perdeu qualquer traço de esperança

O coração bate forte e em seguida pára o tempo
É isso que sinto quando os olhos são transportados para outro momento
Uma agulha de largura desproporcional que injeta decepção
Ela se espalha por todo o peito, faz gelar a emoção

A cabeça lateja, o corpo insiste em perder o rumo
As pernas vacilam embora os joelhos peçam paz em sumo
Na maior parte do tempo os dentes não se apertam
Cada um suporta o peso do outro e juntos se acertam

Respeite meu coração
Respeite meu luto

Trago no tempo o poder de guiar minha ansiedade
Leva tempo para um coração rasgado no meio encontrar prosperidade
Retalhos soltos de uma colcha de um quarto de século
Procurando a cama de um outro quarto para aquecer seu desejo supérfluo

Os estigmas dos pensamentos são mais profundos
Antes de morrer eram certezas de ideais oriundos
Gravados nas paredes da alma como marcas obtusas
Como rochas que a água escava por onde eram rachaduras

Me afundando em meus próprios pensamentos
Acorrentando todos os tipos de sentimentos
Se contenham e aproveitem o banquete que a vida nos trás
Sempre esperamos que seja algo saboroso, mas às vezes é amargo demais.


- Vinicius Neves

7 de maio de 2012

VOCÊ SEMPRE MERECEU UM TEXTO MEU


Não importando os momentos que eu passe, é sempre você que está presente
Desde as vitórias esmagadoras, até as derrotas que uma hora ou outra são consequentes

Você tem os seus defeitos, eu tenho os meus, juntos somos um par de defeituosos prontos a convir
Mas é isso que nos impulsiona além das expectativas, o perfeito não sente necessidade de evoluir
As pessoas tem a mania de somar o que nós éramos com o que somos; o resultado é o equívoco
Mas ninguém aqui precisa gritar para todos ouvirem aonde está sendo depositado o nosso foco

Sabemos quem somos, de onde viemos e para onde vamos

Você me enxerga além
Eu te enxergo além também
E tudo o que pensam além disso não convém

Você cuida dos meus dias, da minha saúde, da minha estima, da minha dispensa
Sempre digo que vou conseguir me virar sozinho, mas o meu sozinho precisa da sua presença

Deus te colocou no meu caminho como uma amiga valiosa, nada entre nós se perdeu
Escrevo tanto sobre as pessoas, sobre amores, o mundo, mas você sempre mereceu um texto meu!
Não faço ideia de como eu nunca tinha feito isso antes, chega a ser vergonhoso
Mas esse é o presente que tenho para você, um texto de amizade sincero e carinhoso

Agradeço todos os dias a Deus pela honra e felicidade que é ter você ao meu lado
Por tudo o que você tem feito por mim até hoje, meu muito obrigado
De hora em hora, dia a dia e ultimamente de ano em ano
Mais forte fica a certeza e a necessidade de falar que eu te amo.


- Vinicius Neves